Jihadistas deixam bases na Síria - TVI

Jihadistas deixam bases na Síria

Síria [Foto: Reuters]

Ameaça aérea dos EUA faz rebeldes do Estado Islâmico abandonar posições que controlavam quase totalmente

Relacionados
Os jihadistas do Estado Islâmico abandonaram algumas bases que controlavam quase na totalidade no leste da Síria, por causa do ataque iminente das forças aéreas norte-americana, avança a AFP, citando ativistas.

O grupo Estado Islâmico (EI) «começou a esvaziar muitas das suas bases e posições na província de Deir Ezzor», espeficicou Abu Osama, um ativista da região oriental do país, majoritariamente sob controlo jihadista.

Todas as posições do EI em Eshara, uma cidade a cerca de 60 km a leste de Deir Ezzor, terão sido esvaziadas.

O militante também adiantou que os jihadistas desocuparam o antigo prédio do governo na cidade de Deir Ezzor, que o EI tinha transformado no seu principal depósito de munições na região.

Já na cidade de Mayadeen, perto da fronteira com o Iraque, «fechou oito bases, deixando apenas três abertas: o ex-posto dos correios, o prédio da inteligência militar e o tribunal religioso». «Mesmo os campos de petróleo estão a ser evacuados. As famílias dos jihadistas estrangeiros que viviam nos edifícios residenciais dos campos foram retiradas».

Este aparente recuo acontece no dia em que o Presidente dos EUA quis reafirmar que os soldados norte-americanos no Iraque não vão participar em missões de combate contra as forças do Estado Islâmico.

«As forças americanas que foram deslocadas para o Iraque não têm e não vão ter missões de combate», disse Barack Obama, durante uma deslocação ao comando militar norte-americano encarregado do Médio Oriente e Ásia Central (Centcom), em Tampa, no Estado da Florida.

Recorde-se que, na Síria, os rebeldes do Estado Islâmico travaram uma grande batalha no início deste ano, tomando o controle da grande maioria da província rica em petróleo de Deir Ezzor e expulsando todos os seus rivais.

O regime de Damasco ainda controla partes da cidade Deir Ezzor, bem como o aeroporto militar da província.
Continue a ler esta notícia

Relacionados