«Em 20 anos o chocolate será como o caviar» - TVI

«Em 20 anos o chocolate será como o caviar»

Chocolate

Especialistas afirmam que chocolate poderá vir a ser tão caro e tão escasso como o caviar

Dentro de 20 anos o chocolate será tão caro e tão escasso como o caviar, afirmam os especialistas da indústria. De acordo o chocolateiro inglês Marc Demarquette, em declarações ao The Independent, afirma que uma peça de chocolate irá valer cerca de 8 euros.

Segundo os especialistas, o abandono dos campos de cacau por parte dos agricultores da África ocidental vai aumentar o preço do produto e fazer com que este desapareça.

«Em 20 anos o chocolate será como o caviar. Tornar-se-à tão raro e tão caro que o cidadão de classe média não será capaz de o pagar», afirmou John Mason, diretor executivo e fundador da Organização para a Conservação da Natureza no Gana.

Mason diagnosticou a escassez a produção a granel em África terá um efeito devastador, como a duplicação do preço do cacau.

Os agricultores de cacau tiveram perdas económicas significativas e por isso «é difícil manter a produção em altos níveis numa parcela de terra em particular cada vez que, por causa das pragas, têm de ser rejuvenescida».

«O cacau está a competir pelo espaço agrícola com outras matérias-primas como o óleo de palma, que é cada vez mais procurado por causa dos biocombustíveis», afirmou Thomas Dietsch, diretor de investigação de serviços dos ecossistemas da Organização de Vigilância Mundial.
Continue a ler esta notícia