Quando o médico de família «habla» espanhol - TVI

Quando o médico de família «habla» espanhol

Saúde (REUTERS)

Médicos cubanos contratados para três centros de saúde do Baixo Alentejo

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) anunciou esta quinta-feira ter contratado seis médicos cubanos para três centros de saúde com listas de utentes sem médico, o que permitirá «dar cobertura a todos os utentes» da região.

Os seis médicos foram distribuídos e já começaram a trabalhar nos centros de saúde de Moura (três), Almodôvar (dois) e Alvito (um), os quais «ainda tinham listas de utentes sem médico atribuído», refere o conselho de administração da ULSBA, num comunicado enviado à agência Lusa.

Através da contratação dos seis médicos cubanos, que têm mais de cinco anos de experiência em Medicina Geral e Familiar e vão estar no primeiro mês em regime de estágio nos centros de saúde, «será possível dar cobertura a todas as listas de utentes da ULSBA», refere o conselho de administração.

A mesma entidade mostrou «satisfação» com a contratação dos seis médicos cubanos, que também irá permitir «estabilizar o funcionamento dos centros de saúde e tranquilizar as populações», contribuindo para o cumprimento da missão assistencial da ULSBA.

Segundo o conselho de administração, a ULSBA tem «uma grande carência» de médicos de Medicina Geral e Familiar «há anos», o que tem provocado situações de utentes sem médico de família em vários centros de saúde.

A situação «desde sempre» que é «uma grande preocupação» do conselho de administração da ULSBA, que tem vindo a fazer «permanentes diligências» para o recrutamento e a fixação de médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar para que seja assegurado o acesso a um médico de família a todos os utentes da região.

No entanto, apesar do trabalho realizado, o conselho de administração da ULSBA refere que ainda não conseguiu recrutar médicos portugueses especialistas de Medicina Geral e Familiar, porque as vagas abertas nos últimos concursos que lançou "ficaram desertas", ou seja, sem candidatos.

No passado mês de julho, a ULSBA tinha anunciado a contratação de outros seis médicos de família, que começaram a trabalhar naquele mês para «colmatar a carência» de clínicos nos centros de saúde de Aljustrel, Moura, Ferreira do Alentejo, Vidigueira e Almodôvar, como reporta a Lusa.
Continue a ler esta notícia