Sete distritos em alerta por causa do mau tempo - TVI

Sete distritos em alerta por causa do mau tempo

Chuva [Foto: Reuters]

Saiba quais

Sete distritos do continente estão esta quinta-feira sob aviso laranja e os outros onze a amarelo devido à previsão de chuva, granizo, trovoadas e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra e Santarém sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatros, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e que poderão ser de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e fenómenos extremos de vento.

O aviso laranja vai estar em vigor entre as 05:00 e as 18:00.

Sob aviso amarelo estão onze distritos do continente, também devido à chuva que pode ser por vezes forte de granizo, possibilidade de ocorrência de trovoadas e fenómenos extremos de vento, entre as 05:00 e as 18:00.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para o continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que serão por vezes fortes e de granizo em especial nas regiões do litoral norte e centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, onde há possibilidade de ocorrência de rajadas muito fortes, e nas terras altas em especial do Minho e Douro Litoral onde haverá rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora.

A previsão aponta também para uma pequena descida da temperatura.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes norte e nas terras altas e vento moderado de noroeste.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas para a tarde, aguaceiros especialmente na madrugada e manhã e vento noroeste bonançoso, tornando-se moderado e rodando para norte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Angra do heroísmo prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Vila Real e Bragança 20, Viseu 19, Guarda 15, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Faro e Santa Cruz das Flores 23, Évora 24, Beja e Funchal 25 e Ponta Delgada 21.
Continue a ler esta notícia