Saiba se amanhã pode levar o carro para o trabalho - TVI

Saiba se amanhã pode levar o carro para o trabalho

Trânsito [Reuters]

Mais de 40 localidades portuguesas assinalam na segunda-feira Dia Europeu sem Carros

Mais de 40 localidades portuguesas aderiram ao Dia Europeu sem Carros, que se assinala na segunda-feira no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário.

De acordo com informação disponibilizada no site oficial da Semana Europeia da Mobilidade, este ano aderiram ao Dia Europeu sem Carros 44 localidades portuguesas.

Entre as 44 localidades estão Lisboa, Santarém, Viseu, Vila Real, Braga, Beja, Faro, Aljustrel, Angra do Heroísmo [Ilha Terceira, Açores], Funchal [Ilha da Madeira], Trofa, Leiria e Ponta Delgada [Ilha de São Miguel, Açores].

Em Aljustrel, atividades desportivas e sobre segurança rodoviária, pinturas, colagens e distribuição de «kits» didáticos para construção de carrinhos movidos a energia solar vão marcar o Dia Europeu Sem Carros.

Naquela vila, entre as 09:00 e as 17:00 de segunda-feira será fechado ao trânsito um troço da Avenida da Liberdade, onde irão decorrer as atividades.

Na Trofa, o Largo Costa Ferreira vai ser palco, durante todo o dia, de ações que «fomentam a adoção de hábitos que respeitam e protegem o meio ambiente».

Entre as 10:00 e as 17:00 vão decorrer rastreios de saúde, aulas abertas de zumba e ginástica de manutenção sénior, test drive de veículos elétricos e híbridos e bicicletas.

Em Beja, entre as 09:00 e as 23:30, haverá algumas restrições no trânsito no Largo de São João, na rua Dr. Brito Camacho e num pequeno troço do Jardim do Bacalhau.

No mesmo dia, irá decorrer no Teatro Municipal Pax Julia a conferência aberta «Semana da Mobilidade e Cidade de Excelência» e uma palestra sobre «O papel da acessibilidade nas cidades de excelência turística».

Sessenta e dois municípios portugueses estão envolvidos, desde terça-feira, nas iniciativas da Semana Europeia de Mobilidade, iniciativa do Conselho Europeu que se prolonga até segunda-feira.

A 13.ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se em 1.712 cidades, que integram uma lista liderada pela Áustria, Espanha, Hungria e Itália.

O tema deste ano é «As Nossa Ruas, A Nossa Escolha» e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.
Continue a ler esta notícia