Escolas públicas que inflacionem notas são «penalizadas» - TVI

Escolas públicas que inflacionem notas são «penalizadas»

(Foto Cláudia Lima da Costa)

Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que «inflação das notas não é a regra no ensino público»

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) manifestou, este sábado, dúvidas de que os estabelecimentos de ensino público inflacionem as notas internas, uma vez que são «penalizados» se tal acontecer.

«Inflação das notas não é a regra no ensino público porque se isso acontecer as escolas públicas são penalizadas na sua avaliação e seguramente os diretores e os professores dessas escolas não quererão essa penalização, porque isso não é bom para as escolas», disse à agência Lusa o presidente da ANDAEP, Filinto Lima.

O responsável reagia a uma das conclusões do relatório do Conselho Nacional de Educação (CNE), que acusou as escolas de promoverem práticas como a inflação de notas dos alunos para não prejudicar os resultados das classificações e facilitar a entrada no ensino superior.

«No ensino público, essas práticas se existirem são residuais», adiantou, sublinhando que o relatório da CNE podia esclarecer se tal acontece mais no privado ou no público.

Filinto Lima explicou que um dos critérios de avaliação das escolas é saber se há uma grande diferença entre a nota dos exames e a aquilo que cada professor dá no final de cada período aos alunos.

«Se essa diferença for grande essa situação é penalizadora na avaliação da escola pública, por isso é que eu acho que os professores não querem o pior para a sua escola, querem o melhor», sustentou

O presidente da ANDAEP recordou um estudo recente da Universidade do Porto que dava conta de que os alunos que saem da escola pública e entram na universidade estão melhores preparados e chumbam menos vezes do que os do privado.

Na introdução do relatório Estado da Educação 2013, hoje divulgado pelo CNE, o presidente deste órgão consultivo do Ministério da Educação e Ciência (MEC), David Justino, identificou algumas práticas de escolas que levam os seus alunos a exames finais, sobretudo os do ensino secundário, fundamentais para o ingresso no ensino superior.

A primeira preocupação identificada prende-se com as escolas que «tendem a aumentar a retenção dos alunos de forma a não fazer baixar as médias das classificações de exame», ou seja, evitando levar às provas finais aqueles que não estarão capazes de garantir bons resultados.

A outra preocupação tem que ver com a inflação das notas internas (resultantes do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano), tanto pela positiva, como pela negativa.

Sobre o aumento da retenção dos alunos para não baixar as médias das classificações de exames, o presidente da ANDAEP referiu que esta situação vai ter de ser combatida nas escolas onde tal aconteça através de «critérios justos e transparentes».

O relatório concluiu também que Portugal continua a ter taxas elevadas de retenção e de desistência de alunos em todos os ciclos do ensino básico regular, apesar da evolução positiva entre 2002 e 2013.

Filinto Lima defendeu um «investimento forte no ensino básico» para as taxas de retenção baixarem.

«Um aluno que chega ao 5º ano sem saber ler, escrever e contar é um aluno que, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por abandonar o sistema», disse ainda.
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