logotipo tvi24

Famílias monoparentais: aumento do abono em Julho

Medida abrange 200 mil beneficiários a partir do primeiro dia do mês

Por: Redacção / MM    |   2008-05-28 11:18

As famílias monoparentais vão começar a receber a partir de 1 de Julho mais 20 por cento do abono para crianças e jovens, segundo um decreto-lei publicado esta quarta-feira em Diário da República.

Este aumento do abono para as famílias em que a criança vive apenas com um dos pais irá abranger cerca de 200 mil beneficiários, segundo dados avançados anteriormente pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade.

O aumento implica, na totalidade, o pagamento de mais 15 milhões de euros por ano por parte do Estado.

A partir de 1 de Julho, as famílias monoparentais terão direito a este aumento de 20 por cento, com efeitos retroactivos a 1 de Abril.

Abono de família pré-natal

O aumento destina-se também ao abono de família pré-natal, desde que a grávida viva sozinha ou com outras crianças a seu cargo.

Actualmente, o escalão mais baixo de rendimentos (iguais ou inferiores a 203,7 euros mensais), tem uma prestação mensal para as crianças até um ano de 135,84 euros e para as maiores de 12 meses de 33,96 euros.

No quinto escalão (rendimentos maiores que 1.017,5 euros e iguais ou inferiores a 2.035 euros), a prestação mensal para uma criança até um ano será de 33,09 euros, enquanto as maiores de um ano receberão 11,03 euros.

Com este aumento para as monoparentais, as crianças até ao um ano de idade vão receber, conforme os escalões, entre mais seis e 27 euros.

No caso de crianças com idade superior a um ano, as famílias monoparentais terão um acréscimo que pode ir dos dois aos seis euros.

O aumento de 20 por cento do abono familiar para as famílias monoparentais foi aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 12 de Março e é uma das principais medidas do Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2006-2008.

Partilhar
EM BAIXO: Bebé
Bebé

Escola dá notas do 2.º período como notas finais
«As notas tinham de ser introduzidas numa plataforma e o professor não o fez», denunciou o pai de uma aluna
Tribunal absolve universitários que atearam incêndio quando estavam alcoolizados
Juíza avisou arguidos que «já são maiores de idade e têm capacidade para entender a gravidade dos vossos atos»
Polícias manifestantes têm de pagar 200 euros a instituição
Em causa estavam «crimes de resistência e de coação sobre agente de autoridade e de detenção de armas e outros dispositivos, produtos ou substâncias em locais proibidos»
EM MANCHETE
Ricardo Salgado detido e constituído arguido
Ministério Público confirmou a detenção e envolvimento na operação Monte Branco. Em risco, a destruição de documentos. Ex-presidente do BES estaria a efetuar chamadas encriptadas
Linha de financiamento está «disponível» para o BES
«Há mais informação relevante sobre o BES que não é pública»