Costa diz que sistema não consegue escoar caudal «tão anormal» - TVI

Costa diz que sistema não consegue escoar caudal «tão anormal»

Forte precipitação que caiu esta segunda-feira em Lisboa provocou dezenas de inundações na cidade

Relacionados
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, disse esta segunda-feira em Coimbra que o sistema de escoamento da cidade não tem capacidade para fazer escoar um «caudal tão anormal», como aquele que se observou durante a tarde.

As dezenas de inundações que se registaram em Lisboa devem-se a uma situação «muito anómala», em que «a enorme precipitação» coincidiu com o momento «da maré alta da preia-mar», entre as 13:00 e as 14:00, não tendo o sistema tido capacidade para escoar o caudal «anormal» que se gerou, afirmou António Costa, à margem de um jantar com militantes e simpatizantes do PS em Coimbra.

O autarca admitiu porém que, «pontualmente, num ou noutro caso,» possa ter havido «falta de limpeza» das sarjetas. Agora, «a situação já está ultrapassada. Já foi possível escoar, assim que a maré começou a baixar», referiu.

António Costa sublinhou que, durante o dia, esteve em contacto com a Associação dos Comerciantes de Lisboa para «fazer o levantamento dos danos», tendo também falado «com os presidentes das juntas de freguesia e com o comandante dos Sapadores».

Apesar da situação «bastante dramática» que se viveu em Lisboa, «a situação está agora sob controlo» e «ficou tudo desbloqueado».

A forte precipitação que caiu esta segunda-feira em Lisboa provocou dezenas de inundações na cidade, principalmente na via pública, obrigando ao corte de várias artérias e ao desvio do trânsito para vias alternativas.

Segundo dados atualizados ao final da tarde, o Regimento Sapadores dos Bombeiros de Lisboa registou, das 14:00 às 17:00, 180 ocorrências, 157 das quais recebidas entre as 14:00 e as 15:00, período de maior pico de queda de chuva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados