Governo tenta que UE baixe preço de remédio para a Hepatite C - TVI

Governo tenta que UE baixe preço de remédio para a Hepatite C

Medicamentos (arquivo)

Portugal quer o medicamento ao mesmo preço do que os egípcios

Relacionados
O Ministério da Saúde apresenta esta segunda-feira a proposta de Portugal para definição de preço máximo do sofosbuvir para tratamento da Hepatite C, durante a reunião informal da União Europeia, que decorre em Milão até terça-feira.

A proposta de Portugal aponta para a fixação do preço do medicamento em 4.151 euros, cerca de 11 vezes menos do que o valor da primeira proposta de preço apresentada pela farmacêutica americana que comercializa este fármaco (48 mil euros).

A autoridade portuguesa do medicamento (Infarmed) considera que os preços propostos pela indústria farmacêutica constituem uma barreira significativa no acesso ao tratamento dos doentes a nível europeu.

«No sentido de permitir o acesso destes medicamentos aos doentes que deles precisam é necessário encontrar um preço justo e comportável para os sistemas de saúde europeus. Neste sentido, é imprescindível delinear uma estratégia europeia comum que inclua um processo de negociação conjunto com a indústria farmacêutica», cita a Lusa.

Assim, considerando o preço estabelecido para o medicamento sofosbuvir no Egipto (cerca de 700 euros) e o respetivo PIB (5,93 vezes mais baixo que o PIB da Zona Euro), Portugal propõe a constituição de uma aliança conjunta dos Estados Membros para a definição de um preço máximo por tratamento com este medicamento 5,93 vezes superior ao preço proposto no Egito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados